Plataforma Pró-LivroPlataforma Pró-Livro
  • Início
  • SOBRE
    • Plataforma Pró-Livro
    • Quem somos
    • Contato IPL
  • Projetos
  • Prêmio
    • Prêmio IPL – Retratos da Leitura
    • Regulamento
    • Edição 2019
    • Inscrições encerradas – 2019
    • Edições anteriores
    • Premiados
  • Notícias/Fóruns
    • Notícias
    • Fóruns
    • Relato de experiências
    • Newsletter Pró-Livro
  • Biblioteca
    • Sobre a Biblioteca
    • Publicações IPL – Retratos da Leitura
    • Estudos/Pesquisas/Práticas
    • Políticas Públicas e Planos do Livro e Leitura
    • Literatura
    • Publicações IPL
  • Ajuda
    • Perguntas frequentes
    • Fale Conosco
  • Início
  • SOBRE
    • Plataforma Pró-Livro
    • Quem somos
    • Contato IPL
  • Projetos
  • Prêmio
    • Prêmio IPL – Retratos da Leitura
    • Regulamento
    • Edição 2019
    • Inscrições encerradas – 2019
    • Edições anteriores
    • Premiados
  • Notícias/Fóruns
    • Notícias
    • Fóruns
    • Relato de experiências
    • Newsletter Pró-Livro
  • Biblioteca
    • Sobre a Biblioteca
    • Publicações IPL – Retratos da Leitura
    • Estudos/Pesquisas/Práticas
    • Políticas Públicas e Planos do Livro e Leitura
    • Literatura
    • Publicações IPL
  • Ajuda
    • Perguntas frequentes
    • Fale Conosco
  • Home
  • Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
  • Ler com compreensão para ler com fruição

Ler com compreensão para ler com fruição

  • Postado por Redação
  • Categorias Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
  • Data 23/05/2017

A autora deste artigo, Fernanda L. Vieira, começa afirmando que “Não nascemos leitores, tornamo-nos leitores.”. E esse “tornar-se leitor” depende da compreensão leitora.  A partir dessa afirmação inicial, ela envolve o leitor com seus questionamentos.

Resumo

Num mundo em mudança são as mais as dúvidas do que as certezas quanto ao que gera nas crianças, nos jovens ou nos adultos, motivação para ler. […] Dado o papel do Jardim de Infância e da Escola na criação da apetência por ler, no ensino da leitura e na formação de leitores, a formação de professores para o ensino da leitura é também abordada, enfatizando: i) a necessidade de esbater o fosso existente entre o tipo de leitura oferecido no Jardim de Infância e a leitura oferecida ao leitor inicial e; ii) promover o ensino explícito da compreensão da leitura, passo importante para que a leitura se constitua objeto de fruição. Conseguir que alguém opte por ler, quando tem à sua disposição um leque cada vez mais amplo de atividades, resulta da interação de um enorme conjunto de variáveis (do leitor, do textos e do contextos), não sendo fácil identificar o contributo isolado de cada uma delas.

Leia mais!

Acesse

  • Compartilhe:
Redação

Post anterior

O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento
23/05/2017

Próximo post

Poesia: Navegar é preciso
23 maio, 2017

logo_prolivro_bco

Rua Funchal, 263, cj 62
Vila Olímpia
São Paulo / SP
CEP 04551-060
http://prolivro.org.br

Entidades fundadoras:

abrelivros_bco

logo_cbl_bco     logo_snel_bco

logo_plataforma_prolivro

plataforma.prolivro.org.br

icon_facebook   icon_youtube

 

CONTATO





2017 Plataforma Pró-Livro. Iniciativa do Instituto Pró-Livro. Desenvolvida pela Midiamix Editora Digital com WordPress. Intranet