Plataforma Pró-LivroPlataforma Pró-Livro
  • Início
  • SOBRE
    • Plataforma Pró-Livro
    • Quem somos
    • Contato IPL
  • Projetos
    • Por localidade
      • Estados
      • Regiões
    • Pelo Google Maps
    • Por seleção de campos
    • Cadastro de Projetos
  • Prêmio
    • Prêmio IPL – Retratos da Leitura
    • Regulamento
    • Próxima edição
    • Inscrição
    • Edições anteriores
    • Premiados
  • Notícias/Fóruns
    • Notícias
    • Fóruns
    • Relato de experiências
  • Biblioteca
    • Sobre a Biblioteca
    • Publicações IPL – Retratos da Leitura
    • Estudos/Pesquisas/Práticas
    • Políticas Públicas e Planos do Livro e Leitura
    • Literatura
  • Ajuda
    • Perguntas frequentes
    • Fale Conosco
  • Início
  • SOBRE
    • Plataforma Pró-Livro
    • Quem somos
    • Contato IPL
  • Projetos
    • Por localidade
      • Estados
      • Regiões
    • Pelo Google Maps
    • Por seleção de campos
    • Cadastro de Projetos
  • Prêmio
    • Prêmio IPL – Retratos da Leitura
    • Regulamento
    • Próxima edição
    • Inscrição
    • Edições anteriores
    • Premiados
  • Notícias/Fóruns
    • Notícias
    • Fóruns
    • Relato de experiências
  • Biblioteca
    • Sobre a Biblioteca
    • Publicações IPL – Retratos da Leitura
    • Estudos/Pesquisas/Práticas
    • Políticas Públicas e Planos do Livro e Leitura
    • Literatura
  • Ajuda
    • Perguntas frequentes
    • Fale Conosco
  • Home
  • Edições do Livro Retratos da Leitura no Brasil
  • Livro Retratos da Leitura no Brasil 4

Livro Retratos da Leitura no Brasil 4

  • Postado por Redação
  • Categorias Edições do Livro Retratos da Leitura no Brasil
  • Data 10/07/2017

Assim como aconteceu nas edições anteriores do Livro Retratos da Leitura no Brasil, a publicação da quarta edição é uma combinação entre resultados da pesquisa que tem o mesmo nome e a análise da relação entre leitura e leitores, realizada por estudiosos do assunto. O livro é dividido em duas partes: a primeira traz um conjunto de artigos, que começam na apresentação do volume, se estendem ao longo dela. Na segunda, a análise dos resultados da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.  A organização é de Zoara Failla. Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro, escreve a apresentação.

Nesta última edição, colaboraram, escrevendo artigos, os seguintes especialistas em leitura:  Cristovam Buarque, Walcyr Carrasco, José Castilho Marques Neto, Volnei Canônica, João Luis Ceccantini, Carlo Carrenho, Marisa Lajolo, Leda Maria Paulani, Bernardo Jaramillo e Lenin Monak Salina.

Entre os artigos publicados, chama atenção o de João Luís Ceccantini, que confronta as vozes que entoam “os jovens não leem”, com os resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil: “Desse contingente de jovens, a pesquisa informa que 84% daqueles que têm de 11 a 13 anos se declararam leitores e 75% daqueles que têm de 14 a 17 anos também informaram ser leitores, isso, segundo o critério adotado na pesquisa como um todo, ou seja, o de que é leitor quem leu pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Sem dúvida, são percentuais bem acima dos 56% apontados pela pesquisa como o percentual de leitores da população brasileira como um todo.”  Um resultado animador para todos que acreditam na importância da leitura para a conscientização dos jovens brasileiros.

Além das reflexões sobre os resultados da pesquisa, há muito mais coisas interessante nesse livro. As memórias de leitura de Walcyr Carrasco, por exemplo, são encantadoras.

Ficaram curiosos? Então, para ler o livro todo, é só clicar em Acesse

  • Compartilhe:
Redação

Post anterior

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 4
10/07/2017

Próximo post

Sobre a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil
10 julho, 2017

logo_prolivro_bco

Rua Funchal, 263, cj 62
Vila Olímpia
São Paulo / SP
CEP 04551-060
http://prolivro.org.br

Entidades fundadoras:

abrelivros_bco

logo_cbl_bco     logo_snel_bco

logo_plataforma_prolivro

plataforma.prolivro.org.br

icon_facebook   icon_youtube

 

CONTATO





2017 Plataforma Pró-Livro. Iniciativa do Instituto Pró-Livro. Desenvolvida pela Midiamix Editora Digital com WordPress. Intranet