Livro Retratos da Leitura no Brasil 4
Assim como aconteceu nas edições anteriores do Livro Retratos da Leitura no Brasil, a publicação da quarta edição é uma combinação entre resultados da pesquisa que tem o mesmo nome e a análise da relação entre leitura e leitores, realizada por estudiosos do assunto. O livro é dividido em duas partes: a primeira traz um conjunto de artigos, que começam na apresentação do volume, se estendem ao longo dela. Na segunda, a análise dos resultados da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A organização é de Zoara Failla. Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro, escreve a apresentação.
Nesta última edição, colaboraram, escrevendo artigos, os seguintes especialistas em leitura: Cristovam Buarque, Walcyr Carrasco, José Castilho Marques Neto, Volnei Canônica, João Luis Ceccantini, Carlo Carrenho, Marisa Lajolo, Leda Maria Paulani, Bernardo Jaramillo e Lenin Monak Salina.
Entre os artigos publicados, chama atenção o de João Luís Ceccantini, que confronta as vozes que entoam “os jovens não leem”, com os resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil: “Desse contingente de jovens, a pesquisa informa que 84% daqueles que têm de 11 a 13 anos se declararam leitores e 75% daqueles que têm de 14 a 17 anos também informaram ser leitores, isso, segundo o critério adotado na pesquisa como um todo, ou seja, o de que é leitor quem leu pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Sem dúvida, são percentuais bem acima dos 56% apontados pela pesquisa como o percentual de leitores da população brasileira como um todo.” Um resultado animador para todos que acreditam na importância da leitura para a conscientização dos jovens brasileiros.
Além das reflexões sobre os resultados da pesquisa, há muito mais coisas interessante nesse livro. As memórias de leitura de Walcyr Carrasco, por exemplo, são encantadoras.
Ficaram curiosos? Então, para ler o livro todo, é só clicar em Acesse