Notícias
< voltar

Prêmio IPL: finalistas da categoria mídias

12/11/2019

Prêmio IPL: finalistas da categoria mídias

Canais do Youtube, blogs, revista, programa de televisão e podcasts concorrem ao Retratos da Leitura 2019 A listagem de finalistas da categoria Mídias do Prêmio IPL Retratos da Leitura não deixa dúvidas: as mídias sociais, os canais do YouTube e as plataformas digitais de conteúdo têm se destacado como meios de comunicação importantes para a promoção da leitura no Brasil e até mesmo em outros países de língua portuguesa.  Dentre os dez indicados há três plataformas, quatro blogs, dois canais, um podcast e um programa de TV. Por mais um ano, projetos dedicados à literatura infantojuvenil mereceram indicações e representam 30% dos finalistas. Conheça todos os indicados: A Cigarra e a Formiga

Projeto tem por objetivo fazer com que pais, mães e adultos em geral despertem seu olhar diante da beleza dos livros ilustrados – e possam também compartilhar essas descobertas com seus filhos, alunos, bebês e crianças.
Conversações - Literatura em movimento Utilizando uma linguagem simples e descontraída, Conversações tem como protagonistas leitores comuns e como cenário a rua. O programa nasceu com a intenção de dessacralizar a literatura, mostrar como ela está presente no cotidiano; que pode e deve ser agradável, sem ser banal; a importância na formação do indivíduo, da cidadania, das carreiras e cultura geral.  Estante de Letrinhas Estante de Letrinhas é o blog sobre literatura infantil e juvenil idealizado e produzido pela jornalista Bia Reis no portal do Estadão. Criado em 2012, o blog se propõe a ser um espaço de análise crítica da produção literária contemporânea, apresentar reportagens e entrevistas com autores, e noticiar tudo o que cerca o universo da chamada literatura infantil e juvenil.  Fafá Conta A atriz e contadora de histórias Flávia Scherner, de Curitiba, mantém um canal no Youtube e, semanalmente, disponibiliza vídeos contando histórias de forma criativa utilizando um boneco de pano criado por ela: o Lelê. Com o uso da imaginação e criatividade esse boneco se transforma em inúmeras coisas pra contar uma boa história. Kids Indoors O Kids Indoor começou como espaço virtual para divulgação e mediação dessa arte para tornar-se uma iniciativa multidisciplinar de estímulo à leitura, contribuindo tanto na formação de leitores quanto na formação de mediadores de leitura em inúmeros eventos presenciais, especialmente no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul. Leia Mulheres
Iniciativa que se difundiu por meio de seu site reúne pessoas em clubes de leituras para lerem obras escritas por mulheres está presente em mais de 80 cidades em todos os estados brasileiros. Além disso, o Leia Mulheres mantêm um site atualizado com críticas e resenhas de livros escritos por autoras femininas.
Livrada!
Inicialmente criado como blog, em 2010, o Livrada! é uma plataforma multimídia voltada à apresentação e análise de livros, discussões sobre literatura, entrevista com autores e cobertura de festivais literários. Instagram, Facebook e Youtube são as principais redes sociais da iniciativa.
Página Cinco
Com uma audiência de 350 mil leitores por mês, blog do jornalista Rodrigo Casarin dá posição de destaque às diversas formas de literatura: dos clássicos aos fenômenos editoriais que sustentam o mercado.
Rádio Caractere
A Rádio Caractere é um projeto do site Caractere Books cujo objetivo é abordar temas relacionados à leitura. Os episódios vão ao ar semanalmente e abordam os seguintes temas: Letras, Literatura, Educação e História. 
Revista Pessoa
A Pessoa é uma plataforma de criação e divulgação da literatura de língua portuguesa. Evoca um dos maiores poetas de todos os tempos para promover a experiência de leitura literária, com todas as suas imbricações políticas e estéticas. Reflete sobre o contemporâneo. Aposta na dessacralização da leitura. Organiza antologias e leva autores brasileiros para vários países do mundo, projetando a nossa literatura no circuito internacional, com forte reverberação interna.
   



Você também pode gostar