Estudos, Pesquisas e Práticas

TítuloAssuntoAutorDataTipo/FonteLink
Nem todo conjunto de livros é biblioteca!Políticas públicas de leitura e biblioteca devem garantir bibliotecas de qualidade para todos. Christiane Fontelles …Christine Castilho Fontenelles2017Rede Peteca

Acesso ao Livro e Bibliotecas, Biblioteca, Estudos/Pesquisas/Práticas
O índio para além dos estereótipos dos livros de históriaEsta publicaçã0, por Christine Castilho Fontenelles, traz a contribuição de Daniel Munduruku,  escritor indígena, Doutor …Christine Castilho Fontenelles2017Rede Peteca

Estudos/Pesquisas/Práticas, Outros
Avaliação dos 10 Anos do Plano Nacional do Livro e Leitura -PNLLA publicação  da OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos) compartilhada neste post, apresenta um conjunto de …Organização dos Estados Ibero-Americanos2017Organização dos Estados Ibero-Americanos

Estudos/Pesquisas/Práticas, Promoção ou Valorização da Leitura e da Literatura
Artigo: Leitoras com coraçãoLer para entreter-se é  tudo de bom, renova a alma. O artigo de Simone Meirelles …RODRIGUEZ, S. M.Jan/abril 2005Artigo: Revista Letras, Editora UFPR

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
Ações de Incentivo à Leitura e Formação de Leitores em Estabelecimentos Prisionais do BrasilOs autores deste estudo, Fábio Aparecido Moreira e Roberto da Silva, refletem sobre a educação  em estabelecimentos …Moreira, F.A e Silva, R2017Artigo: Associação Brasileira de Educadores Sociais, São Paulo, SP.

Promoção ou Valorização da Leitura e da Literatura
Inclusão de Alunos Deficientes Visuais em Aulas de HistóriaO artigo de Tiese Teixeira Júnior ensina como desenvolver práticas de leitura com alunos deficientes …Teixeira Junior, Tiese2017Artigo: Revista de História Bilros, Universidade Estadual do Ceará

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
BiblioterapiaNeste artigo, as autoras Komosinski, L.M.G., Zordan, E.P., Menegolla, C., refletem sobre o valor terapêutico … Komosinski, L.M.G., Zordan, E.P., Menegolla, C.Jul/2007Artigo: Revista Língua e Literatura, Frederico Westphalen v. 10

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
A Substância Oculta dos ContosA Revista Emília têm tesouros guardados em seus muitos de seus números. Sugerimos um link … REYES, YolandaFev/2017Artigo: Revista Emília, seção Espaços de Leitura

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
A Leitura Como Função Terapêutica: BiblioterapiaClarice F. Caldin considera que a leitura literária é um dos caminhos terapêuticos para a …Fortkamp Caldin, Clarice2001Artigo: Encontros Bibli, Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação -UFSC

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
A leitura nas ONG e inter-relações com a escola pública: um estudo de casoNo artigo,  as pesquisadoras Ana Shitara Inglesi e Idméa Semeghini Siqueira examinam a questão da …Inglesi, Ana Shitara e Semeghini-Siqueira, IdméaMai./ago. 2011.Artigo: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 321-338,

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
A leitura para além da decodificaçãoNo processo escolar de ensino de leitura, muitas vezes a ênfase está na decifração inicial, …COLELLO, Sílvia de Mattos Gasparian2001Artigo: Publicação 12º COLE - Congressos de Leitura do Brasil

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
A leitura distante do contexto escolarQuando se fala na importância da leitura, é comum ouvir  “meus filhos não gostam de …Reginatto, Andrea Ad2009Artigo: Anais do Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, UFRGS

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
Nas (in)definições de livro, leitor e leituraA autora do artigo “Nas (in)definições de livro, leitor e leitura: uma multiplicidade de espaços …Goulart, Ilsa do Carmo Vieira Jul/dez, 2015Artigo: Revista Leitura V.2 nº 56

Acesso ao Livro e Bibliotecas
Acesso e Oportunidade Para TodosComo as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas Esta publicação da …Responsável pela publicação: Donna Scheeder, Presidente da IFLA Sem dataDocumento: IFLA (Federação Internacional das Associações e Instituições ligadas às Bibliotecas)

Acesso ao Livro e Bibliotecas
Fome de ler: a leitura em movimento como processo de inclusão socialO artigo de Else Benetti Marques Válio apresenta resultados de uma pesquisa que trabalhou com o …Válio B. M., ElseSet/dez 2003Artigo: Revista TransInformação, Periódicos PUC Campinas, Curso de Biblioteconomia

Acesso ao Livro e Bibliotecas
Ler com compreensão para ler com fruiçãoA autora deste artigo, Fernanda L. Vieira, começa afirmando que “Não nascemos leitores, tornamo-nos leitores.”. …Viana, Fernanda Leopoldina2012Artigo: Revista Repositorium, Universidade do Minho, Portugal, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimentoO objetivo deste artigo, “O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e …Bernardino, Maria Cleide Rodrigues; Suaiden, Emir Jose Out./dez. 2011 Artigo: Revista Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.4, p.29-41

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
A Formação do Leitor: Pontos de VistaOs organizadores deste livro, Prado e Condini,  fazem uma dedicatória inicial que informa sobre os …PRADO, Jason (Org.); CONDINI, Paulo (Org.)1999Livro: 12º COLE - Congresso de Leitura do Brasil - Rio de Janeiro, Argus Participações Comerciais

Promoção ou Valorização da Leitura e da Literatura
O ensino de leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamentalIracema Nascimento, ao escrever sua tese de doutorado “O ensino de leitura literária nos anos … NASCIMENTO, I. S.2016Tese: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
Avaliação das capacidades de leituraA pesquisadora Susana Santos Gomes  identificou um caminho para fortalecer a apropriação da leitura por …GOMES, Suzana dos SantosJan./Mar. 2017Artigo: Educar em Revista no.63, Jan./Mar. 2017

Formação de Leitores e Formação de Leitores Literários
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadasA estratégia da mediação de histórias, proposta pelo Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, pode ser …Ceribelli, Carina e outros2009Artigo: Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 17, n. 1