Fórum da Educação - Bienal do Rio

29/08/2019

Fórum da Educação - Bienal do Rio

Zoara Failla, coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolas, apresenta os resultados do levantamento e comenta os impactos gerados por esses espaços na aprendizagem dos alunos

Conheça os resultados da pesquisa “Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares, encomendada pelo Instituto Pro Livro ao INSPERpara identificar quais condições (instalações, recursos eletrônicos, funcionamento, perfil dos profissionais, atividades e integração ao projeto e currículo escolar)impactam positivamente na melhor performance de seus alunos em língua portuguesa, segundo os indicadores de avaliação em SAEB e IDEB.

16h30 - A Pesquisa “Retratos da Leitura – Biblioteca Escolar”

• Motivação e principais resultados segundo a avaliação dos entrevistados (diretor, professor e responsável pelas bibliotecas) - Zoara Failla– coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura - IPL)
  • A relação das bibliotecas e seus atributos com o aprendizado, segundo IDEB e SAEB – (Sergio Pinheiro Firpo – pesquisador e professor do INSPER)

17h10 – DIÁLOGOS – breve reflexão sobre o que nos diz a pesquisa:

• A biblioteca escolar que promove a aprendizagem orientada pelo currículo escolar – como deve funcionar? O que deve ser garantido? – Marcela Porto - Ecofuturo e Simone Monteiro - professora da Rede Pública Municipal; Assessora de Articulação Pedagógica da MultiRio/SME; coordenou o Programa "Rio, uma cidade de leitores"(2001 a 2017)