A Retratos da Leitura no Brasil passou a ser realizada pelo IPL a partir da segunda edição, em 2007, e chega à sua 5ª edição em 2019 (lançada em 2020). É a única pesquisa em âmbito nacional que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro. Seus resultados são amplamente divulgados e se tornou referência quando se trata de índices e hábitos de leitura dos brasileiros.
Ampliando esse estudo para conhecer outros leitores, espaços e desafios para a formação do leitor e o acesso ao livro, em 2019 o IPL também lança a Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares e a Retratos da Leitura em eventos do livro e literatura.
Com o objetivo de avaliar o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos do ensino básico e orientar a implantação desse equipamento para atender à universalização das bibliotecas, o IPL encomendou ao Insper a realização da pesquisa em bibliotecas escolares. O estudo foi apresentado em 2019.
A parceria com o Itaú Cultural levou a Retratos para os eventos do livro e da literatura. Encomendada ao Ibope Inteligência, foi aplicada aos frequentadores da XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e da Flup para conhecer o perfil leitor desse visitante.
A Retratos da Leitura no Brasil teve sua primeira edição em 2001, promovida pela CBL e Snel, com o apoio da BRACELPA, com outra metodologia e composição da amostra. A partir de 2007, já na sua segunda edição, passou a ser realizada pelo IPL, adotando metodologia internacional do CERLALC. É a única pesquisa em âmbito nacional que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro. Seus resultados são amplamente divulgados e se tornou referência quando se trata de índices e hábitos de leitura dos brasileiros.
Tem como principal objetivo promover, a partir desse amplo diagnóstico: reflexões, estudos e decisões em torno de possíveis novas intervenções – do governo e da sociedade civil – orientando políticas públicas e ações para melhorar a qualidade e os atuais indicadores de leitura e de acesso ao livro pelos brasileiros.
O IPL manteve a metodologia, o escopo da pesquisa e a periodicidade nas edições de 2007, 2011, 2015 e 2019, de modo a possibilitar a construção da série histórica, sendo importante para a avaliação de programas e políticas públicas.
Ampliou significativamente as questões para conhecer o perfil leitor e os hábitos de leitura, também de crianças (com 5 anos ou mais) e jovens, enquanto estudantes da Educação Básica. Essa informação é fundamental para se avaliar os resultados de políticas públicas, investimentos e programas voltados à formação leitora e ao acesso ao livro. Tem buscado, a cada edição, aperfeiçoar, ampliar e atualizar o escopo desse estudo para conhecer novas tendências e leituras em diferentes suportes, leitura digital, leitura de literatura, consumo de livros e o uso de bibliotecas pelos brasileiros.
Com a realização periódica da pesquisa, há cada quatro anos, o IPL confirma seu compromisso de promover estudos sobre o comportamento leitor do brasileiro.
A realização da Pesquisa promovida pelo IPL, desde 2007, foi possível com o apoio e o patrocínio das mantenedoras: Abrelivros, da CBL e do Snel. Para realizar e ampliar a 5ª edição – 2020, contou, também, com a parceria e patrocínio do Itaú Cultural.
O Ibope Inteligência, desde 2007, tem sido contratado para a aplicação em campo, tabulação e para a preparação dos resultados da pesquisa.
A coordenação da Retratos da leitura, desde 2007, coube a Zoara Failla, do Pró-Livro, que conta com a assessoria de uma comissão formada por especialistas da área.
Conheça a pesquisa na íntegra, clicando em:
O IPL – ao publicar livros com os resultados de todas as edições da pesquisa que promoveu e com analise de reconhecidos especialistas na área da leitura e políticas públicas, do governo, sociedade civil e academia – tem por objetivos promover e divulgar esse amplo diagnóstico e a série histórica desde 2007; com a expectativa de oferecer subsídios para avaliar o impacto e orientar a formulação de políticas públicas do livro e leitura e as ações do governo, de organizações sociais e da cadeia produtiva do livro.
O IPL espera que esse estudo seja um propulsor para novos estudos e novas ações de fomento à leitura, fundamentais para transformarmos este país em um país de leitores.
Para acessar ou baixar as edições dos livros acesse aqui