Retratos da leitura no brasil


Os Retratos da Leitura


Importante contribuição do IPL para conhecer o perfil, o comportamento leitor e os indicadores de leitura dos brasileiros chegam, em 2019, à 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e amplia esse estudo para conhecer outros leitores, espaços e desafios para a formação do leitor e o acesso ao livro, lançando a Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares e a Retratos da Leitura em eventos do livro e literatura.


As Pesquisas Retratos da Leitura


Retratos da leitura em bibliotecas

Em 2019, o IPL lançou a Retratos da leitura em bibliotecas escolares para avaliar o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos do ensino básico.


Acesse aqui para conhecer a pesquisa.

Retratos da leitura em eventos do livro e literatura

A parceria com o Itaú Cultural levou a Retratos para os eventos do livro e da literatura. Encomendada ao Ibope Inteligência, foi aplicada aos frequentadores da XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e da Flup para conhecer o perfil leitor desse visitante.


Acesse aqui para conhecer a pesquisas.

Retratos da leitura no Brasil

A Retratos da Leitura no Brasil teve sua primeira edição em 2001, promovida pela CBL e Snel, com o apoio da BRACELPA, com outra metodologia e composição da amostra. A partir de 2007, já na sua segunda edição, passou a ser realizada pelo IPL, adotando metodologia internacional. É a única pesquisa em âmbito nacional que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro. Seus resultados são amplamente divulgados e se tornou referência quando se trata de índices e hábitos de leitura dos brasileiros.

Tem como principal objetivo promover, a partir desse amplo diagnóstico: reflexões, estudos e decisões em torno de possíveis novas intervenções – do governo e da sociedade civil – orientando políticas públicas e ações para melhorar a qualidade e os atuais indicadores de leitura e de acesso ao livro pelos brasileiros.

Com a realização periódica da pesquisa, há cada quatro anos, o IPL confirma seu compromisso de promover estudos sobre o comportamento leitor do brasileiro.


Objetivos da Pesquisa


Conhecer o perfil do leitor e não leitor e o comportamento leitor medindo intensidade, forma, limitações, motivação, representações e condições de leitura e de acesso ao livro – impresso e digital – pela população brasileira.


Histórico


Retratos da Leitura lança sua 5ª edição em 2020. A partir de 2007, já na segunda edição, passou a ser realizada pelo IPL, adotando metodologia de padrão internacional (CERLALC/ Unesco) para possibilitar a comparação com os resultados de outros países da região Ibero-americana que usam o mesmo padrão internacional.

Ampliou significativamente as questões para conhecer o perfil leitor e os hábitos de leitura, também de crianças (com 5 anos ou mais) e jovens, enquanto estudantes da Educação Básica. Essa informação é fundamental para se avaliar os resultados de políticas públicas, investimentos e programas voltados à formação leitora e ao acesso ao livro. Tem buscado, a cada edição, aperfeiçoar, ampliar e atualizar o escopo desse estudo para conhecer novas tendências e leituras em diferentes suportes, leitura digital, leitura de literatura, consumo de livros e o uso de bibliotecas pelos brasileiros.


Patrocínio e Coordenação


A realização da Pesquisa promovida pelo IPL, desde 2007, foi possível com o apoio e o patrocínio das mantenedoras: Abrelivros, da CBL e do Snel. Para realizar e ampliar a 5ª edição – 2020, contou, também, com a parceria e patrocínio do Itaú Cultural.

O Ibope Inteligência, desde 2007, tem sido contratado para a aplicação em campo, tabulação e para a preparação dos resultados da pesquisa.

A coordenação da Retratos da leitura, desde 2007, coube a Zoara Failla, do Pró-Livro, que conta com a assessoria de uma comissão formada por especialistas da área.

Conheça a pesquisa na íntegra, clicando em:


Retratos da Leitura no Brasil, 4ª Edição

Retratos da Leitura no Brasil, 3ª Edição    

Retratos da Leitura no Brasil 2ª Edição

Livro - Retratos da Leitura no Brasil


O IPL – ao publicar livros com os resultados de todas as edições da pesquisa que promoveu e com analise de reconhecidos especialistas na área da leitura e políticas públicas, do governo, sociedade civil e academia  –  tem por objetivos promover e divulgar esse amplo diagnóstico e a série histórica desde 2007; com a expectativa de oferecer subsídios para avaliar o impacto e orientar a formulação de políticas públicas do livro e leitura e as ações do governo, de organizações sociais e da cadeia produtiva do livro.

O IPL espera que esse estudo seja um propulsor para novos estudos e novas ações de fomento à leitura, fundamentais para transformarmos este país em um país de leitores.

Para acessar ou baixar a 4ª edição do livro, versão em português, clique em RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL 4 

Para acessar ou baixar a 4ª edição do livro, versão em inglês, clique em READING PROTRAITS IN BRAZIL 4