INDICADORES LEQT ON LINE


Parceria IPL e Rede LEQT: Indicadores LEQT Online na Plataforma Pró-Livro

O Instituto Pró-Livro firmou parceria com Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (Rede LEQT) para desenvolver a ferramenta digital e disponibilizar na Plataforma Pró-Livro os Indicadores LEQT Online.


Indicadores de qualidade em projetos de promoção da leitura

A Rede LEQT criou um conjunto de indicadores para ser utilizado como parâmetro avaliativo ou de monitoramento para instituições que trabalham ou desenvolvem projetos de leitura realizados em escolas, bibliotecas (públicas, comunitárias ou privadas) e em eventos ou outras ações comunitárias.

Os Indicadores LEQT foram construídos com o objetivo de criar parâmetros relevantes e compartilhados que permitam às instituições avaliarem e monitorarem seus projetos na perspectiva de torná-los ainda mais eficientes e cumpridores das metas propostas.

Agora disponíveis na Plataforma Pró-Livro, os Indicadores LEQT Online permitem a construção de instrumentos personalizados, aplicação dos formulários pela internet e apresentação dos resultados sem necessidade de tabula-los. No total, são 92 indicadores para que cada instituição possa escolher (e customizar) aqueles que mais se adequam à sua realidade e necessidade, conforme a natureza de cada projeto.

Os principais diferenciais que orientaram o desenvolvimento dessa ferramenta online foram:
  • possibilitar o uso dos Indicadores LEQT segundo a natureza e as necessidades das instituições e projetos;
  • permitir a construção de um instrumento de avaliação personalizado, com a definição de dimensões, escolha de indicadores e customização de perguntas e respostas;
  • possibilitar a coleta de dados pela internet, mas disponibilizar para a instituição a opção de impressão do formulário;
  • possibilitar à instituição decidir quem deve avaliar: usuário e/ou responsável pela ação;
  • oferecer a tabulação das respostas reunindo todos os questionários e preparando análises com os resultados.

    Cada uma das esferas foi organizada em 6 dimensões. A perspectiva é que o conjunto de indicadores possibilite usos variados de acordo com a natureza de cada projeto ou programa implementado pelas instituições. A organização em várias dimensões possibilita esses usos diversos.

    Para que servem os INDICADORES LEQT e como é sua estrutura?

    A existência de indicadores de leitura servem para facilitar o diálogo com diferentes interlocutores: gestão pública, investidores e meios de comunicação para a construção de instrumentos.

    Os Indicadores de Qualidade em Projetos de Promoção da Leitura abrangem três esferas:
  • Biblioteca públicas (incluindo bibliotecas instaladas em espaços públicos)
  • Bibliotecas e ações comunitárias
  • Escolar (incluindo bibliotecas, salas de leitura e outros espaços escolares)

    Cada uma das esferas foi organizada em 6 dimensões. A perspectiva é que o conjunto de indicadores possibilite usos variados de acordo com a natureza de cada projeto ou programa implementado pelas instituições. A organização em várias dimensões possibilita esses usos diversos.

    CRIAR AVALIAÇÃO

    DIMENSÃO DESCRIÇÃO
    1. POLÍTICA Relaciona-se com os programas e propostas governamentais que de alguma forma impactam nos processos de formação de leitores e de promoção da leitura em uma perspectiva universal, garantindo o direito da população à leitura. Inclui-se aí recursos para o desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura, programas de promoção da leitura e outros projetos dirigidos a escolas, bibliotecas públicas e comunidade em geral.
    2. ESTRUTURA Refere à oferta de espaços, materiais de qualidade e todas as demais condições de infraestrutura necessárias para a promoção da leitura junto aos alunos, profissionais da escola e comunidade. Inclui a presença da leitura nos espaços de convivência de estudantes, profissionais e comunidade em geral. Para isso, é necessário que se tenha espaços organizados, agradáveis, com móveis, equipamentos e materiais didáticos adequados à realidade da escola, das bibliotecas comunitárias e públicas e da comunidade em geral.
    3. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS/ MEDIADORES EM LEITURA Trata da formação e da garantia das condições necessárias para que professores, mediadores e outros profissionais se envolvam com o projeto e realizem atividades e vivências que desenvolvam habilidades de leitura nas escolas, bibliotecas e comunidades. Cada profissional tem papel fundamental no processo de formação de leitores, cujo resultado depende de práticas favoráveis ao desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias ao uso competente da leitura.
    4. PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA LEITURA Permite captar as oportunidades criadas para estimular o hábito e o gosto pela leitura, por meio de projetos, mobilizações e iniciativas variadas para ampliar o número de leitores e a oferta de leituras.
    5. MUDANÇAS Refere-se especificamente aos indicadores de resultados de ações desenvolvidas com foco nas questões voltadas à leitura e escrita de qualidade para todos, sejam em sala de aula, na escola ou na comunidade, no âmbito de ações locais ou de políticas públicas.
    6. EVENTOS DE LEITURA Refere-se à realização de eventos com foco no estímulo e desenvolvimento da leitura e tudo o que envolve sua organização, incluindo formato, comunicação, inserção e participação da comunidade, articulações, grau de satisfação do público e de convidados etc.


    CRIAR AVALIAÇÃO

    Sobre a Rede LEQT

    A Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (Rede LEQT) reúne representantes de investidores sociais privados, organizações sociais, setor público, academia, produção editorial, bibliotecários e autores. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento democrático da cultura e escrita no Brasil por meio de ações coordenadas e cooperativas entre empresas, poder público e organizações da sociedade civil, de modo a superar a fragmentação e descontinuidade nas políticas de promoção da leitura e a obter mais e melhor impacto na área por meio dessa atuação em rede.

    O Instituto Pró-Livro - é membro da Rede LEQT desde sua criação em 2012 e compõem o grupo de Conselheiros da Rede LEQT. Integra, também, os GTs: Indicadores e Territórios.

    Atualmente, as organizações que coordenam a Rede LEQT são: Conhecimento Social, Fundação SM e Itaú Social.