Notícias
< voltar

Seminário Retratos da Leitura - Bibliotecas Escolares

24/09/2019

Seminário Retratos da Leitura - Bibliotecas Escolares

Com o objetivo de conhecer o impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos, bem como orientar suas ações e políticas públicas voltadas à universalização de bibliotecas escolares, o Instituto Pró-Livro (IPL) solicitou ao INSPER a realização da pesquisa "Retratos da Leitura - Bibliotecas Escolares". A iniciativa vem complementar os dados já identificados em pesquisas prévias que abordam o tema, e reafirma a missão do IPL no fomento à leitura bem como seu compromisso e vocação na realização de pesquisas sobre hábitos e acesso aos livros no Brasil.

Em abril passado, o IPL submeteu à especialistas e estudiosos do tema, os primeiros resultados da Retratos, para uma pré-análise. Em nova fase, o Seminário “Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares?”, aconteceu no dia 23, na sede do Itaú Cultural, na capital paulista, com diversos convidados e transmissão simultânea para todo o Brasil.

Além do presidente do IPL, José Ângelo Xavier, e da coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, participaram dos painéis: a pesquisadora do INSPER, Clarice Martins; a ex secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) , Renata Costa; a diretora de Ações Educacionais do FNDE/MEC, Karine Silva Santos; a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz; o presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda e o deputado federal Rafael Motta (PSB), membro da Comissão de Educação, entre outros.

“A pesquisa teve a intenção de identificar, nas escolas onde os alunos apresentam melhor performance nos indicadores de avaliação da educação, como IDEB e SAEB, quais atributos dessas bibliotecas ou salas de leitura podem estar relacionados ao desempenho dos alunos em Língua Portuguesa, impactando-o. Isso é fundamental para identificarmos o que deve ser garantido na instalação, no funcionamento, no perfil profissional e nas atividades oferecidas pelas bibliotecas escolares para que, de fato, tais aspectos atuem integrados ao currículo escolar”, explica Zoara Failla, coordenadora da pesquisa.

Confira o primeiro painel na íntegra, sobre a própria pesquisa Retratos da Leitura - Bibliotecas Escolares, na qual Zoara contou as motivações e os principais resultados do estudo. Em seguida, Clarice Martins, do Insper, deixou claro como a pesquisa demonstra a relação das bibliotecas com o aprendizado. Para fechar a primeira mesa de apresentações, Priscila Cruz, presidente do Todos Pela Educação fez uma breve análise sobre os resultados apresentados. Assista a tudo no vídeo abaixo:

[embed]https://youtu.be/qlwQUc6UjWw[/embed]



Você também pode gostar