Bate-papo com Evilásio Silva, da Biblioteca Comunitária Santa Rosa

30/03/2020

Bate-papo com Evilásio Silva, da Biblioteca Comunitária Santa Rosa
Live será realizada no dia 15 de abril, às 19h30 pela Plataforma Zoom. Inscritos receberão o link da sala por e-mail

Biblioteca do estado do Acre foi finalista do Prêmio IPL Retratos da Leitura em 2019

No dia 15 de abril, às 19:30, nossa embaixadora do Prêmio IPL, Fernanda Araújo, vai apresentar um bate-papo com o Evilásio Silva, gestor da Biblioteca Comunitária Santa Rosa. O evento será realizado pela Plataforma Zoom e o link da sala será enviado por e-mail. Deixe sua pergunta para ele neste formulário.

Sobre o projeto
Uma biblioteca não é somente um espaço neutro cheio de livros, que deve ser frequentado por pessoas silenciosas e que não conversam entre si. Esta visão ultrapassada da instituição  é a grande responsável por ceifar todas as possibilidades criativas em potência a serem elaboradas e postas em prática pelas bibliotecas em ambiente escolar, a fim de que os alunos tirem dela o máximo proveito.

Esse é caso da Biblioteca Comunitária Santa Rosa, cujo trabalho já vem sendo consolidado há algum tempo, culminando mais recentemente em seu 9º ano de atuação. O trabalho constante da biblioteca fez com que a escola que dela se serve obtivesse resultados bastante expressivos em seu índices de desempenho, reduzindo a reprovação e praticamente zerando a desistência escolar.

Atualmente, a biblioteca possui uma série de projetos esporádicos que são desenvolvidos em parceria com voluntários, como por exemplo o “Mutirão da Leitura”, o “Adote Um Aluno Carente”, o “Campeonato da Amizade”, “Uma Leitura por quilo de alimento”, entre outros. “O forte do projeto é a ação entre a biblioteca e a escola, já que esses diálogos nem sempre são muito fáceis”, comenta Adriana Ferrari, avaliadora do Prêmio IPL Retratos da Leitura.