Notícias
< voltar

Ações de incentivo à leitura desenvolvidas na quarentena

07/07/2020

Ações de incentivo à leitura desenvolvidas na quarentena
Criamos uma seção fixa em nossa newsletter para noticiar as iniciativas desenvolvidas por vocês por conta da pandemia. Queremos iluminar essas ações para incentivar outros organizadores de projetos de incentivo à leitura a darem continuidade aos trabalhos da forma que for possível no momento. Conheça as sugestões recebidas nos meses de junho e julho.

Criamos uma seção fixa em nossa newsletter para noticiar as iniciativas desenvolvidas por vocês por conta da pandemia. Queremos iluminar essas ações para incentivar outros organizadores de projetos de incentivo à leitura a darem continuidade aos trabalhos da forma que for possível no momento.

Conheça algumas delas e aproveite para deixar o seu relato neste link. Seu projeto pode estar em nosso próximo post.

 

Projeto Oficina de Leitura

O projeto visa o incentivo às práticas de leitura e escrita com temas voltados para a Educação Ambiental. Em 2020 a EMEF Capitão Chico Ribeiro foi contemplada para a realização do projeto presencial com duas oficinas mensais para cada turma dos quartos anos, mas devido ao isolamento social foi preciso reinventar as oficinas. Elas estão a todo vapor via grupo de WhatsApp das classes, leituras e contações de histórias por meio da plataforma Lifesize Video Conferencing e por vídeos no canal do YouTube.

Eloísa Ávilla



Literatura Brasileira na Espanha

Criamos um grupo privado no Facebook para a fruição de textos literários (poemas, contos, crônicas, microcontos, texto teatral). As postagens são bem cuidadas e visam estimular a leitura dessas peças e que os participantes busquem outras produções dos mesmos autores e autoras. Os textos postados buscam abarcar tanto a literatura canônica (Cecília Meireles, Lygia Fagundes Teles), quanto novos autores (Ricardo Lísias, Julián Fuks) e autores ditos periféricos (Dinha, Sergio Vaz, Alessandro Buzo). Também buscamos valorizar autoras e autores negros (Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, Giovani Martins, Eliane Alves Cruz). O grupo conquistou 73 membros (da Espanha, Portugal, França, Itália, Colômbia e Brasil) em apenas uma semana.

 

Alex Criado

 

Estou desenvolvendo um projeto com os alunos da Escola Estadual Conselheiro Antonio Prado, em São Paulo, durante a quarentena. 

Trata-se de um projeto de formação  de leitores  iniciado no segundo semestre do ano passado com a colaboração de Manoela Aliperti. Uma vez por semana, ela lia histórias  para meus alunos.

O projeto teve continuidade  esse ano. Mas, por conta da quarentena tivemos que parar.

Apesar disso, o projeto cresceu e agora envolve toda escola e está disponível também para alunos da rede estadual ou para quem quiser acessar.

Toda terça e sexta tem história nova no "Mundo encantado das histórias com Manoela Aliperti."

As histórias são gravadas e disponibilizadas nas redes sociais da escola (Instagram (https://www.instagram.com/eeconselheiroantonioprado/), Facebook e Whatsapp).

Teresa Cristina Aliperti



Você também pode gostar