Notícias
< voltar

Ações de incentivo à leitura desenvolvidas na quarentena

24/08/2020

Ações de incentivo à leitura desenvolvidas na quarentena
Criamos uma seção fixa em nossa newsletter para noticiar as iniciativas desenvolvidas por vocês por conta da pandemia. Queremos iluminar essas ações para incentivar outros organizadores de projetos de incentivo à leitura a darem continuidade aos trabalhos da forma que for possível no momento. Conheça as sugestões recebidas no mês de agosto..

Criamos uma seção fixa em nossa newsletter para noticiar as iniciativas desenvolvidas por vocês por conta da pandemia. Queremos iluminar essas ações para incentivar outros organizadores de projetos de incentivo à leitura a darem continuidade aos trabalhos da forma que for possível no momento.

Conheça algumas delas e aproveite para deixar o seu relato  neste link. Seu projeto pode estar em nosso próximo post.

Leitura pública do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

Desde de abril de 2020, atriz e produtora cultural Élida Marques realiza uma leitura pública do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, no canal no YouTube do Ler é uma viagem. "Considero o projeto um sucesso, porque desde que comecei a ler a obra, uma média de 50 pessoas assistem ao vivo. Às vezes mais, outras menos. Mas muitas pessoas assistem depois. Tem gente que me avisa pelo WhatsApp, que não vão poder ver ao vivo, mas que vai assistir depois. Acho isso, muito bonito! As pessoas se engajam e te apoiam", afirma.

Quem já ouviu sua leitura, compreende a linguagem roseana e se anima a aventurar-se pelo sertão literário de Guimarães Rosa. Em cada encontro semanal, pode-se ler de 10 a 15 páginas. "Sou nova no Youtube e fico impressionada com pessoas que nem conheço fazendo elogios à minha leitura e dizendo que agora, estão conseguindo ler e entender a obra", afirma Élida. "Aprendi muito sobre Youtube, Instagram, Facebook, iluminação e também como a gente é capaz de se reinventar, sem perder a essência do que somos. E, principalmente, como a gente tem amigas, amigos e uma rede que te apoia. E tudo isso, nos dá força para continuar e ajudar outras pessoas". 

As reuniões da iniciativa da leitura pública do romance Grande Sertão: Veredas ficam todas gravadas e podem ser vistas no canal do projeto ler é uma viagem, fundado por Élida. O link direto para a playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLP-kLG4llR4A30RhNdUlUbw6LB3h30zw0

Sobre o Ler é uma viagem 

O projeto Ler é uma viagem foi criado a partir do conceito intimista de uma sessão de leitura pública com música ao vivo em sala de aula. Até antes da pandemia do novo coronavírus, realizava práticas leitoras dentro e fora do universo escolar, desenvolvia oficinas para educadoras(es) e mediadoras(es) de leitura e eventos lítero-musicais.

Podcast Dom Quixote entre cartas

Outra iniciativa liderada por Élida é o podcast Dom Quixote entre cartas, projeto premiado no Edital ProAC 24/2019, de Ações de Incentivo à Leitura, que inclui também oficinas gratuitas que foram interrompidas por conta da pandemia, e que acontecerão aos sábados, em Itu, Sorocaba, Votorantim e Salto. "Realizamos apenas a primeira oficina em Sorocaba e já tivemos que parar, então optamos em produzir os 5 podcasts Sobre Dom Quixote e, vamos realizar os programas Carta Resposta, de modo virtual também, pelo Canal do Ler é uma viagem no Youtube. E, quando pudermos, realizaremos os encontros presenciais", diz Élida. 

Clube de leitura do Vá Ler Um Livro

Todo domingo, Tatiany Leite, a fundadora do Vá Ler Um Livro, realiza um encontro ao vivo para a leitura de três capítulos de Macunaíma, grande clássico da literatura brasileira, escrito por Mário de Andrade. Durante as transmissões, Tatiany explica os trechos lidos e dá uma aula sobre o contexto histórico e literário de quando a obra foi escrita, no caso, o modernismo.

A playlist com as leituras que já foram realizadas estão disponíveis neste link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLL8CLxt4MrC-DaFjDgGDay8YsGTLZkKRX

 

 



Você também pode gostar