O Festival O Brasil que Lê é uma realização da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, que se organiza e luta em diversas periferias do Brasil para ampliar o acesso ao livro e à literatura para todos, além de apoiar a classe artística tão prejudicada pelas restrições da pandemia.
As bibliotecas comunitárias estão em periferias, quilombos e comunidades tradicionais em 9 estados do Brasil fomentando a leitura e a literatura como direito de todos e não privilégio de alguns.
Assim como o IPL, a RNBC sabe que existe um Brasil que lê, pensa e constrói um país mais justo e plural. Esse Brasil é indígena, negro, periférico, LBGTQIA+ e possui diversos sotaques. É ciranda, jongo, carimbó. É o Brasil das bibliotecas comunitárias, dos movimentos sociais e culturais periféricos. É o Brasil que se movimenta e, silenciosamente, movimenta toda a estrutura de opressões históricas que precisam ser superadas.
O Festival O Brasil que Lê acontecerá totalmente on line, durante o mês de novembro, sendo transmitido nas redes sociais da RNBC (Facebook e Youtube).