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Guia de criação do PLL: Elaboração de ações

17/07/2018

Guia de criação do PLL: Elaboração de ações

O plano de ações é uma ferramenta de gestão muito utilizada para planejamento e acompanhamento de atividades necessárias do PLL. Saiba como fazê-lo O que é? Ações são as intervenções efetivas realizadas por um ente determinado (órgão estadual ou órgão da prefeitura, empresa, entidade, escola, biblioteca ou pessoa física), mensuráveis no tempo e factíveis no contexto, que concorrem para que os objetivos do Plano sejam alcançados. Como fazer?

  • Defina as ações que precisam ser realizadas para o cumprimento de cada objetivo específico.
  • Defina o responsável direto e o apoio para cada ação de acordo com cada objetivo específico.
  • Verifique a governabilidade dos responsáveis pela realização das ações. Quando à governabilidade,
o responsável pode ter: - Alta governabilidade – depende apenas de si mesmo para realizá-la. - Média governabilidade – realiza o objetivo, mas requer a intervenção de terceiros. - Baixa governabilidade – realiza o objetivo, mas depende da intervenção de terceiros.
  • Estabeleça um prazo realista para a realização de cada ação.
  • Elabore um cronograma para cada ação.
  • Verifique se não há sobreposição de tarefas, acúmulo excessivo de responsabilidades sobre um mesmo ator, acúmulo excessivo de ações em um mesmo período e, ainda, coerência entre os prazos das ações e o período do Plano.
  • Verifique se o conjunto de ações é coerente com o conjunto de objetivos gerais e específicos elencados.
  • Elabore um sistema de acompanhamento e monitoramento para realização das ações de acordo
com seus respectivos prazos e institua uma comissão específica com essa tarefa.
  • Divulgue, periodicamente, índices com as performances de execução do Plano.
Exemplos:
  • Ação 1.1.1 – inscrever projeto para construir nova biblioteca no Programa Mais Cultura.
  • Ação 1.1.2 – abrir processo de licitação para contratação de fornecedor para construir a nova biblioteca.
  • Ação 1.2.1 – realizar estudo sobre sistemas informatizados de consulta disponíveis no mercado.
  • Ação 1.2.2 – abrir processo de licitação para compra e instalação de sistema selecionado pelo estudo.
   



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