Notícias
< voltar

Conheça a Biblioteca Comunitária Tamboril

21/09/2021

Conheça a Biblioteca Comunitária Tamboril

Associação criou e mantém seis Pontos de Leitura instalados em ONGs e espaços públicos/comunitários do município de Pirapora, Minas Gerais

A Biblioteca Comunitária Tamboril é uma Associação Sem Fins Lucrativos que criou e mantém seis Pontos de Leitura instalados em ONGs e espaços públicos/comunitários, cada Ponto de Leitura (geralmente em formato de Geloteca) possui cerca de 300 livros literários, que são periodicamente renovados. O empréstimo de livros é gerido pela comunidade onde está localizado o Ponto de Leitura e, nesses locais, além de empréstimo de livros, acontecem atividades culturais e formativas.

Os Pontos de Leitura de Pirapora são minibibliotecas comunitárias autogeridas pelas ONGs que recebem o acervo. O Clube Literário Tamboril, além de criar os espaços de leitura, promove a formação continuada dos agentes de leitura para atuarem nessas ONGs, para que eles possam fomentar o incentivo à leitura, oficinas e atividades culturais para integrar a comunidade. O Clube Tamboril promove a articulação entre essas ONGs, fortalecendo a rede local de ONGs em prol da formação de leitores e do acesso ao livro.

História do projeto

A Associação Clube Literário Tamboril surgiu em 2014, quando um grupo de leitores, educadores e escritores locais diagnosticou que não havia bibliotecas públicas nas cidades vizinhas de Pirapora e Buritizeiro, o que era a causa principal do baixo acesso ao livro entre os moradores de ambos municípios. 

Devido à dificuldade de atender a toda a população periférica das duas cidades com o empréstimo de livros e a atividades de incentivo à leitura, os fundadores do Clube Literário Tamboril deicidiram atuar em rede, mapeando as ONGs que tinham interesse em trabalhar com o incentivo à leitura nas suas comunidades e oferecendo o suporte para que elas pudessem desenvolver o trabalho.

O primeiro passo foi a realização de saraus e eventos literários para chamar a atenção da comunidade para a questão da falta de acesso ao livro. Os saraus foram o primeiro espaço para debater o assunto, para aproximar escritores, agentes culturais e leitores. Depois, foram realizados debates para propor soluções para o baixo acesso ao livro nos municípios.

A Associação Tamboril decidiu então mapear os espaços comunitários e ONGs com potencial de abrigar minibibliotecas comunitárias e realizar atividades de incentivo à leitura. Foram realizadas campanhas de arrecadação de livros para criar os Primeiros Pontos de Leitura. Aconteceram as primeiras capacitações e definição das atividades que seriam desenvolvidas pelo Clube Literário Tamboril. A partir de 2016 começaram a ser instalados os primeiros Pontos de Leitura e em 2019 foi inaugurada a Biblioteca Comunitária Tamboril (em Pirapora). O grupo não seguiu uma orientação pré-estabelecida, mas, procurou acolher as ideias dos envolvidos no projeto inicial e, com o tempo, integrou as propostas e iniciativas dos demais agentes da rede de Pontos de Leitura.

Para entrar em contato com os organizadores e saber mais sobre o projeto, acesse o perfil da Biblioteca Comunitária Tamboril na Plataforma Pró-Livro, neste link: http://plataforma.prolivro.org.br/projeto-exibe.php?p=1349&s=1306 e no site do Clube Literário Tamboril, neste link: http://clubeliterariotamboril.com/



Você também pode gostar