Conheça os nomes dos 10 semifinalistasde cada categoria do 65º Prêmio Jabuti

10/11/2023

Conheça os nomes dos 10 semifinalistasde cada categoria do 65º Prêmio Jabuti

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de divulou as listas dos 10 semifinalistas de cada categoria da 65ª edição do Prêmio Jabuti. Ainda neste mês, no dia 21, às 12h, será feito o anúncio dos 5 finalistas. Todas as informações oficiais são compartilhadas pelo site da premiação https://www.premiojabuti.com.br/semifinalistas/. Os vencedores das 21 categorias, distribuídas em quatro eixos (Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação), além do Livro do Ano, serão conhecidos em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 05 de dezembro.

No total, foram 4.245 obras inscritas para esta edição, que mostram o tamanho do prêmio e da literatura brasileira. Entre as novidades do Jabuti 2023, o autor do ‘Livro do Ano’, além do prêmio de R$70 mil, receberá agora passagens e estadia pagas para participar da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, um dos eventos literários mais importantes do mundo.

Focando em novos talentos, também foi criado este ano a categoria “Escritor Estreante”, para autores que tenham publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022, na categoria Romance de Entretenimento ou Romance Literário.

”Seguimos valorizando e reconhecendo a literatura em nosso País. E cada passo desse processo é muito festejado. É sempre uma grande oportunidade de lançarmos luz sobre nossos talentos”, acrescenta Sevani Matos, presidente da CBL.

“Chegar aos dez melhores em cada categoria não foi uma tarefa fácil diante da grande qualidade das obras inscritas. O júri enfrentou o desafio com competência e nos entrega uma lista admirável. É uma alegria poder compartilhar esses primeiros nomes e, no dia 5 de dezembro, vamos conhecer os vencedores em uma cerimônia já consagrada e sempre muito aguardada”, afirma Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti.

O público poderá acompanhar a cerimônia – que é fechada para convidados – em transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube.