IPL participa de fórum na Bienal do Rio

29/08/2019

IPL participa de fórum na Bienal do Rio

02/09/2019 (16h30) - Fórum da Educação - Bienal do Rio “RETRATOS DA LEITURA em BIBLIOTECAS ESCOLARES” Bibliotecas na escola fazem diferença na aprendizagem dos alunos?              Conheça os resultados da pesquisa “Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares, encomendada pelo Instituto Pro Livro ao INSPERpara identificar quais condições (instalações, recursos eletrônicos, funcionamento, perfil dos profissionais, atividades e integração ao projeto e currículo escolar)impactam positivamente na melhor performance de seus alunos em língua portuguesa, segundo os indicadores de avaliação em SAEB e IDEB.   16h30 - A Pesquisa “Retratos da Leitura – Biblioteca Escolar”

• Motivação e principais resultados segundo a avaliação dos entrevistados (diretor, professor e responsável pelas bibliotecas) - Zoara Failla– coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura - IPL)
  • A relação das bibliotecas e seus atributos com o aprendizado, segundo IDEB e SAEB – (Sergio Pinheiro Firpo – pesquisador e professor do INSPER)
  17h10 – DIÁLOGOS – breve reflexão sobre o que nos diz a pesquisa:
  • A biblioteca escolar que promove a aprendizagem orientada pelo currículo escolar – como deve funcionar? O que deve ser garantido? – Marcela Porto - Ecofuturo e Simone Monteiro - professora da Rede Pública Municipal; Assessora de Articulação Pedagógica da MultiRio/SME; coordenou o Programa "Rio, uma cidade de leitores"(2001 a 2017)