O IX Encuentro Iberoamericano de Redplanes teve início nesta terça-feira (14), no Museu de Arte do Rio (MAR), reunindo representantes de 21 países da Iberoamérica em torno de um propósito comum: fortalecer as políticas públicas de leitura, escrita e oralidade na região.
Na mesa “Desafíos educativos para las políticas de lectura, escritura y oralidad”, a coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, Zoara Failla, representou o Instituto Pró-Livro e trouxe contribuições sobre os desafios e avanços na formação de leitores no Brasil. Em diálogo com Ximena Dueñas, especialista sênior em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Zoara destacou a importância de dados e diagnósticos consistentes para orientar políticas públicas eficazes e de longo prazo.
O encontro, organizado pelo Cerlalc, Ministério da Cultura, Ministério da Educação do Brasil e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), segue até o dia 17 de outubro, com uma programação repleta de painéis, conferências e lançamentos estratégicos que reforçam o papel da leitura como base da democracia, da cidadania e da inclusão social.