Notícias
< voltar

Sérgio Vaz comenta a importância da popularização da literatura no Prêmio IPL

23/01/2020

Sérgio Vaz comenta a importância da popularização da literatura no Prêmio IPL

Na noite da entrega do Prêmio IPL Retratos da Leitura de 2019, o poeta Sérgio Vaz, junto com outros membros da Cooperifa, recebeu a placa de honra ao mérito pelo projeto de difusão da literatura realizado há anos em um bar do extremo sul da capital paulista.

Em depoimento, Vaz defende que a literatura precisa ser dessacralizada e não pode ser mais um privilégio. “Para nós sagrado não é quem escreve, é quem lê”, diz. “Nosso sucesso é que nós conseguimos tirar a literatura do pedestal e beijar os pés da comunidade”:

Sobre a Cooperifa

A Cooperifa é um movimento cultural que em outubro de 2017 completa 16 anos de atividades poéticas no bar do Zé Batidão na periferia de São Paulo. O projeto foi criado pelo poeta Sérgio Vaz, que possui mais de 30 anos de carreira e XX livros publicados.

Vaz fundou a Cooperifa em 2001, em Taboão da Serra (Grande São Paulo), e hoje recebe cerca de 400 pessoas no bar do Zé Batidão, no Jardim Guarujá (zona sul de São Paulo) às terça-feiras, às 20h45.

Como funciona a Cooperifa?

Na Cooperifa, ele e outros poetas declamam suas poesias. O movimento que criou se espalhou pela cidade e influenciou dezenas de outros saraus que começaram a surgir e a ocupar bares e espaços públicos onde trabalhadores de todas as quebradas se encontram para declamar poesia.



Você também pode gostar