Notícias
< voltar

Podcast do PublishNews destaca debate do Seminário Retratos da Leitura no Brasil sobre políticas públicas e PNLL

14/01/2026

Podcast do PublishNews destaca debate do Seminário Retratos da Leitura no Brasil sobre políticas públicas e PNLL

O Podcast do PublishNews desta semana (episódio #404) repercute um dos debates centrais do Seminário Retratos da Leitura no Brasil, realizado em dezembro, em São Paulo (SP), no Auditório do Itaú Cultural, em encontro promovido pelo Instituto Pró-Livro.

O episódio reproduz o painel “Políticas públicas — garantindo o direito ao livro e a leitura”, que apresentou reflexões sobre o processo de elaboração do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), além de abordar desafios estratégicos para o fortalecimento das políticas públicas de livro e leitura no país e para a construção de uma nova edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

De acordo com os dados mais recentes da pesquisa, pela primeira vez na série histórica, a proporção de não-leitores superou a de leitores na população brasileira. A redução no percentual de leitores aparece em diferentes recortes e perfis investigados, indicando a necessidade de ação articulada e permanente para garantir o direito à leitura.

A mesa reuniu referências nacionais no campo das políticas públicas de livro e leitura, diretamente envolvidas na formulação do novo PNLL:

  • Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (SEFLI/MinC);
  • Jéferson Assumção, diretor de Livro, Literatura e Bibliotecas da SEFLI/MinC;
  • Anita Gea, diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (MEC);
  • José Castilho Marques Neto, consultor internacional e membro titular do Conselho Diretivo do novo PNLL.

A conversa destaca, de forma ampla, como políticas públicas estruturadas e contínuas são fundamentais para reduzir desigualdades, ampliar o acesso ao livro e à leitura e fortalecer bibliotecas, escolas e iniciativas territoriais em todo o Brasil.

O episódio foi gravado em 9 de dezembro, durante o Seminário Retratos da Leitura no Brasil, em São Paulo. Confira aqui.



Você também pode gostar