Notícias
< voltar

Exposições Literárias Itinerantes em MG

18/05/2018

Exposições Literárias Itinerantes em MG

Com o intuito de incentivar a leitura e formar leitores em todo o estado, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais elabora exposições literárias itinerantes que podem ser instaladas em qualquer unidade da rede As exposições literárias itinerantes elaboradas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais fazem parte do programa de incentivo à leitura da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário junto às bibliotecas públicas municipais, desde 2000. Cada mostra contém a síntese da obra de um autor ou extratos de um livro muito significativo na história da literatura ou ainda textos relacionados a um tema. Visam despertar, motivar ou renovar o prazer da leitura literária.  Ao levar a exposição para sua cidade, a biblioteca pública municipal deve promover atividades que destaquem o autor ou o tema da mostra em questão, e que incentivem a leitura dos painéis e de outros textos. O processo de elaboração A equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBPM) discute e elege o tema. Por vezes, faz a curadoria, quando não, convida um especialista na área, assim como os serviços de designer e impressão gráficas. O evento de abertura das exposições é realizado na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, no prédio-sede da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, onde permanecem por trinta dias. Após este período, as exposições são disponibilizadas para o empréstimo, também por trinta dias, às bibliotecas públicas dos municípios mineiros. Para as solicitações de empréstimo, o coordenador da biblioteca deve contatar a equipe do SEBPM para verificar a disponibilidade de datas da exposição desejada e encaminha ofício contendo o pleito, acompanhado de projeto descrevendo o trabalho pretendido e seus objetivos. O coordenador da biblioteca deve ter clareza do público que pretende atender ao planejar as atividades de acordo com a faixa etária; fazer a divulgação, pois fortalece a imagem da biblioteca pública como promotora de cultura no município; e promover um evento de abertura da exposição de livre acesso à população de todo o município, além das autoridades locais. Após o período de visitação da exposição, o coordenador da biblioteca preenche um Formulário de Avaliação que deve ser devolvido juntamente com o material emprestado.

Atualmente, a Secretaria conta com 49 exposições, por exemplo: 200 anos dos sonhos de um escritor, de Hans Christian Andersen; 400 anos de Dom Quixote de la Mancha, de Cervantes; 50 anos do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa; A Literatura nas Quatro Linhas: O Futebol em Verso & Prosa; Assombros e Espantos na Fantasfera Nacional.
Resultados Nos últimos dez anos, foram realizados 1.258 empréstimos de exposições para bibliotecas públicas municipais, atingindo um público de, aproximadamente, 450.617 pessoas; a maioria crianças e jovens em idade escolar. Dentre os Territórios de Desenvolvimento do Estado que mais utilizaram as exposições, destaca-se o Metropolitano com 54,3% dos empréstimos, seguido pelo território Mata com 15,47%, Oeste com 12,54% e Sul 11,84%. Considerando os resultados apresentados, concluiu-se que a circulação das exposições itinerantes atingiu os objetivos no sentido de promover ações efetivas que estimulem a leitura e a divulgação do acervo da biblioteca pública dos municípios mineiros. Contribuíram para isso, a elaboração e distribuição para os municípios, da cartilha “As exposições literárias e o incentivo à leitura”, contendo orientações práticas sobre como solicitar, como trabalhar com as exposições literárias e sugestões de atividades.



Você também pode gostar